quinta-feira, 27 de março de 2014

Aula 4. Construção do problema de pesquisa

Olá pessoal,

Nosso próximo passo rumo ao trabalho do pré-projeto aponta para a construção de nosso problema de pesquisa. Conforme venho comentando com vocês em sala de aula, o problema de pesquisa não "surge" por acaso como uma "inspiração metafísica", ele é fruto de uma construção, que envolve conhecimento científico adquirido, do contrário, estaríamos no eixo do conhecimento de senso comum (discussão da Aula 2).

Dessa forma, a nossa Aula 4 consistirá na discussão, novamente no grande grupo da sala (como foi ontem), sobre possíveis problemas de pesquisa.

Seguem subsídios para essa construção:

1. PCN de Língua Portuguesa para Ensino Fundamental - 3º e 4º Ciclos. Leiam o documento todo e, com mais atenção, as concepções da proposta e as sugestões metodológicas:

https://www.dropbox.com/s/8d2ldm9bhpovz49/PCNs%205%20a%208%20serie%20LPO.pdf


2. PCN+ de Língua Portuguesa para Ensino Médio. Leiam, especialmente, a proposta do componente Língua Portuguesa. Atentem para concepção da proposta e sugestões metodológicas.

https://www.dropbox.com/s/mr890zzc7axzmlm/linguagens-PCN%2B.pdf

3. Trabalho organizado pela Secretaria da Educação do estado de Alagoas - ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2012 - que traz o problema das distorções (idade/série) que poderá ajudá-los a identificar problemas a serem trabalhados no pré-projeto:

https://www.dropbox.com/s/16wgorf8b4z03xg/ORIENTACAO%20PARA%20%20ORGANIZACAO%20DO%20ENSINO%20FUNDAMENTAL%202012.pdf

4. Textos teóricos da pesquisadora e professora Roxane Rojo - propostas de trabalho com os Novos Letramentos e ensino de língua materna (Quem tiver interesse em trabalhar com as tecnologias e ensino de língua, os textos aqui são ótimas referências):

a) Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola

https://www.dropbox.com/s/rkce8vde8ip8dgn/Pedagogia%20dos%20Multiletramentos-%20Diversidade%20cultural%20e%20de%20linguagens%20na%20escola.doc

b) A Teoria dos Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e os Multiletramentos

https://www.dropbox.com/s/hkm9kpc4lflvltw/A%20TEORIA%20DOS%20G%C3%8ANEROS%20DISCURSIVOS%20DO%20C%C3%8DRCULO%20DE%20BAKHTIN%20E%20OS%20MULTILETRAMENTOS.docx

c) Letramento e diversidade textual
https://www.dropbox.com/s/r4uvp3dl859yn28/Letramento%20e%20diversidade%20textual%20ROJO.pdf

5. Na mesma linha teórica de ensino de língua (letramentos), só que agora língua estrangeira, segue mais um artigo que vai tratar da questão da avaliação em Língua Inglesa. Recomendo para quem vai trabalhar com Espanhol e Inglês.

https://www.dropbox.com/s/6s97creio213cs3/Ensino%20de%20L%C3%ADnguaEstrangeira%20em%20Escola%20P%C3%BAblica.pdf

6. Material das Diretrizes da Prova Brasil. Interessante para quem deseja trabalhar com leitura em língua materna:

https://www.dropbox.com/s/ni0femui5mkiuxw/prova%20brasil_matriz.pdf

7. Segue aqui uma coletânea de artigos. Nessa coletânea, há vários textos interessantes que falam sobre ensino de língua, sob a perspectiva dos Letramentos e, em especial, há um que traz considerações sobre ensino de literatura.

https://www.dropbox.com/s/zf6f5fl2z2z5y13/COLE%C3%87%C3%83O%20EXPLORANDO%20O%20ENSINO%20%281%29.pdf

Pessoal, caso vcs queiram pedir outras recomendações de leitura para outros professores, por favor, sintam-se bem à vontade. Pode ser ótimo. Importante é vocês buscarem caminhos para o trabalho de vocês, ok?

Bom trabalho,

Andréa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário